Obtenha resposta às suas questões
Segmento garrafas
O butano é um gás de petróleo liquefeito (GPL) altamente inflamável que se obtém a partir da destilação do petróleo bruto.
1. Corte imediatamente o fornecimento de gás da garrafa, colocando o manípulo do redutor na posição fechado;
Se a fuga se inflamar e apenas se for seguro fazê-lo, tape imediatamente o local da fuga com um pano molhado em água;
2. Contacte imediatamente o piquete de emergência 808 242 018 (chamada local) ou através do n.º (+351) 296 241 810 (chamada para a rede fixa nacional);
IMPORTANTE: Se possível, coloque a garrafa ao ar livre
3. Ventile o local abrindo portas e janelas, provocando corrente de ar;
4. Não ligue nem desligue interruptores, campainhas ou equipamentos elétricos;
5. Não fume, nem faça lume;
6. Não use o telefone (fixo ou móvel) perto da fuga;
7. Desligue o quadro elétrico se estiver afastado do local da fuga.
• Deve verificar sempre se as garrafas cheias que lhe são entregues estão seladas;
• Deve utilizar sempre as garrafas em pé;
• Nunca guarde ou utilize garrafas em caves ou perto de grelhas ou esgotos;
• Se transportar uma garrafa de gás, faça-o colocando obrigatoriamente a garrafa na posição vertical assente sobre a sua base;
• Sempre que mudar a garrafa esteja atento a possíveis fugas que se detetam pelo cheiro característico. Se possível, verifique as ligações com espuma e sabão, mas nunca faça lume para esta verificação;
• Ao instalar aparelhos de queima (fogões, esquentadores, etc.) faça-o recorrendo a empresas e técnicos credenciados de forma a assegurar que são instalados por pessoas competentes no que diz respeito à segurança;
• Leia sempre as instruções de funcionamento e segurança dos aparelhos antes de utilizá-los pela primeira vez;
• Verificar o prazo de validade das magueiras/liras. Utilizar sempre empresas certificadas.
As garrafas de gás são propriedade dos diversos operadores no mercado e devem ser devolvidas sempre que adquire uma nova garrafa, não devendo, assim, armazená-las em casa.
Para devolver as suas garrafas de gás, dirija-se ou contacte a Sodigás Açores. Caso tenha pago uma caução, com a entrega da garrafa e a apresentação do documento de caucionamento, ser-lhe-á restituído o valor da mesma.
Nota: Quando lhe for exigido o pagamento do valor da caução da(s) garrafa(s) de gás, solicite sempre um talão comprovativo desse pagamento e guarde-o em local seguro. Irá precisar deste documento quando quiser devolver a(s) garrafa(s).
Como colocar um redutor na sua garrafa de gás em total segurança. É muito fácil.
Se tiver uma instalação de garrafas de 55 kg, deve garantir a existência de uma válvula adaptadora e um redutor de pressão.
A sua montagem deve ser assegurada por um técnico de gás qualificado, recomendado pelo seu revendedor Sodigás.
Segmento granel
A quantidade de gás que irá consumir está relacionada com o tipo de equipamento que possui e com o número de horas de utilização do mesmo.
A Sodigás Açores estará sempre à disposição para o aconselhar sobre as suas necessidades energéticas.
Poderá aderir ao abastecimento automático sem ter de se preocupar com a falta de gás. Temos um sistema de entregas planeadas, assegurando a gestão do stock do seu tanque e planeando os abastecimentos à medida das suas necessidades.
O abastecimento a granel do seu tanque é feito por pessoal habilitado.
Contacte-nos através da linha de apoio ao cliente 808 203 603 (chamada local), n.º (+351) 296 305 200 (chamada para a rede fixa nacional) ou através do e-mail lpg@sodigasacores.pt.
Contacte de imediato o 808 242 018 (chamada local) ou através do n.º (+351) 296 241 810 (chamada para a rede fixa nacional).
Segmento canalizado
• Corte imediatamente o fornecimento de gás, fechando a válvula de segurança localizada à entrada da sua habitação, junto ao contador;
• Não fume, nem faça lume;
• Não ligue nem desligue interruptores, campainhas ou equipamentos elétricos;
• Ventile o local, abrindo portas e janelas, provocando corrente de ar;
• Desligue o quadro elétrico se estiver afastado do local da fuga;
• Não use o telefone (fixo ou móvel) perto da fuga;
• Não tente fazer qualquer reparação;
• Contacte de imediato o piquete de emergência 808 242 018 (chamada local) ou através do n.º (+351) 296 241 810 (chamada para a rede fixa nacional).
Veja como rearmar um redutor de gás no seu contador, em total segurança, através do seguintes passos. É muito fácil.
Passo 1
Com o manípulo na posição da FIG.1, o redutor está fechado. Não há passagem de gás.
Passo 2
Para haver passagem de gás rode o manípulo para a posição da FIG.2. Certifique-se primeiro que todas as torneiras/válvulas dos aparelhos de queima estão fechadas.
Passo 3
Se alguma vez verificar a falta de gás, mesmo com o manípulo do redutor na posição da FIG. 2, isso pode indicar que o sistema de segurança do redutor atuou (falta de gás na central de armazenagem, por exemplo).
Passo 4
Para rearmar o redutor, rode o manípulo para a posição da FIG. 1 (fechado) e muito lentamente, coloque-o na posição da FIG.2 (aberto). Se ainda assim a falta de gás persistir, comunique o facto à Sodigás Açores.
Pode comunicar-nos a sua leitura entre os dias 15 e 20 de cada mês, mencionando o número de cliente, o código do contador e a respetiva leitura do contador.
Leia os algarismos indicados no seu contador e considere apenas os que têm fundo preto ou branco. Não tente registar os algarismos que se encontram sobre fundo vermelho (são casas decimais que não são significativas). Sempre que a empresa efetuar uma leitura, prevalece a leitura da empresa.
Parceria SATA
Os cartões SATA IMAGINE permitem-no acumular milhas para viajar ou trocar por outros prémios, no âmbito do Programa Passageiro Frequente do Grupo SATA. Para mais informações consulte o regulamento, disponível no site da Azores Airlines.pt
No menu principal da aplicação Sodigás Açores, em “Parcerias e Descontos”, pode adicionar o seu cartão SATA, indicando o primeiro e último nome e o número, tal como vem inscrito no respetivo cartão.
É possível associar até três cartões SATA IMAGINE por utilizador, mas só é possível utilizar um cartão por compra. Ao efetuar a compra o utilizador pode escolher qual o cartão onde quer receber as milhas bónus referentes à parceria.
Não é possível associar o mesmo cartão SATA IMAGINE a mais do que um utilizador.
Sim, é seguro. A Sodigás Açores estabeleceu um acordo de parceria com o Grupo SATA e todas as comunicações referentes à aplicação estão protegidas através de SSL, um certificado digital que autentica a identidade de um site e permite uma conexão criptografada.
Deve contactar o Grupo SATA através do e-mail sata.imagine@sata.pt, para saber como deve proceder.
Na compra de uma garrafa de gás de 12 kg ou 13 kg recebe 50 milhas SATA IMAGINE.
Na compra de uma garrafa de gás de 55 kg recebe 250 milhas SATA IMAGINE.
As milhas serão creditadas no cartão SATA no mês seguinte à data de realização do pagamento e da entrega da encomenda, após validação da SATA.
O Programa Passageiro Frequente, no âmbito da parceria, está disponível nas ilhas Terceira, São Jorge, Pico e Faial, exclusivo para os clientes Sodigás Açores.